Capacitação da pessoa para a técnica de inalação correta em programa de reabilitação respiratória
DOI:
https://doi.org/10.33194/rper.2025.36174Palavras-chave:
educação, broncodilatadores, doença respiratória, enfermagem em reabilitaçãoResumo
Introdução: O constante desenvolvimento de terapêuticas associadas a diferentes dispositivos inalatórios, motivado pela aproximação às necessidades das pessoas com patologia respiratória, coloca a via inalatória como a primeira opção de tratamento. O Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação (EEER) assume uma elevada importância na prevenção, na educação para a saúde, no tratamento e na reabilitação, podendo desta forma potenciar as capacidades da pessoa no âmbito da técnica inalatória.
Objetivo: avaliar a efetividade das sessões de ensino sobre a técnica de Inaloterapia.
Metodologia: Foi estudada uma amostra de 67 pessoas com Inaloterapia prescrita e em programa de reabilitação respiratória no internamento hospitalar de pneumologia no período de fevereiro a dezembro de 2019, aplicando-se a checklist correspondente ao tipo de inalador prescrito no internamento e ao de domicílio.
Resultados: Foi realizada uma média de 3.18 sessões de ensino por pessoa com eficácia na diminuição de erros quando comparada com o número de erros no início do internamento. Os erros mais frequentes listados na respetiva checklist, no que aos pMDI dizem respeito, correspondem aos números 5 (passa de 93.8% para 17,2%), 9 (85.9% para 12.5%), 10 (85.9% para 12.5%) e 11 (85.9% para 29,7%); DPI aos números 7 (70.6% para 23.5%) e 8 (79,4% para 5.9%); Névoa suave ao número 3 (92.3% para 23,1%).
Conclusão: Este estudo confirma a melhoria da capacidade da pessoa em realizar dispositivos inalatórios de forma mais correta após sessões de ensino realizada pelo EEER.
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