Desenvolvimento de inovação tecnológica em reabilitação do intestino neurogénico para o processo de ensino-aprendizagem em enfermagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33194/rper.2025.39983

Palavras-chave:

enfermagem, intestino neurogênico, pessoas com deficiência

Resumo

Introdução: O uso de tecnologias educacionais em saúde em ambientes virtuais como estratégia de ensino e aprendizagem tem sido cada vez mais utilizado. O desenvolvimento de protocolos de reabilitação em enfermagem permite o acesso dos enfermeiros ao conhecimento, contribuindo para o processo de aprendizagem.

Objetivo: Descrever o processo de desenvolvimento de uma tecnologia educacional, com foco na reabilitação do intestino neurogênico, para uso no processo de ensino-aprendizagem.

Método: Estudo metodológico, realizado em quatro fases: levantamento do referencial teórico, planejamento, inserção textual e diagramação e layout. As informações para o desenvolvimento da tecnologia foram obtidas por meio de pesquisa de materiais com base em evidências científicas. Os textos passaram por correção vernacular e gramatical e as informações foram disponibilizadas na plataforma Canvas®.

Resultados: A tecnologia consiste em fluxogramas, figuras e tabelas contendo a definição, causa e classificação do intestino neurogénico, manobras de esvaziamento intestinal, orientações sobre dieta e exercício físico e um plano de cuidados elaborado à luz da Teoria das Necessidades Humanas Básicas de Wanda Horta.

Discussão: O uso de estratégias de educação continuada com profissionais de enfermagem é essencial para o acesso às atualizações em saúde. Nesse contexto, pesquisas metodológicas podem enriquecer e inovar ações educativas em enfermagem, promovendo um ambiente favorável ao ensino e aprendizagem de intervenções assistenciais.

Conclusão: Conclui-se que a tecnologia desenvolvida poderá facilitar o processo ensino-aprendizagem do enfermeiro na prática clínica de cuidado com pessoas com intestino neurogénico, traduzindo-se na opção de recurso didático para ser utilizado como estratégia de educação em saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Brazil. Ministry of Health. Research Priorities Agenda of the Ministry of Health – APPMS. Brasília (DF): Ministry of Health; 2015.

Barbosa, E.A.T.; Andrade, V.M.; Oliveira, T.A.; et al. Educational technology for disease prevention in preschoolers and schoolchildren. RECOM, 2021, 11,1-6. http://dx.doi.org/10.19175/recom.v11i0.3094

Gadelha, M.M.T.; Andrade, M.E.; Silva, J.M.A.; Bezerra, I.C.B.; Carmo, A.P.; Fernandes, M.C. Educational Technologies in the Educational Process: Discourse of Nursing Students. Rev enferm UFPE online, 2019; 13(1), p. 155-61. https://doi.org/10.5205/1981-8963-v13i01a234817p155-161-2019

Yin, Q.; Wang, C.; Yu, J.; Zhang, Q. Quantitative assessment-based nursing intervention improves bowel function in patients with neurogenic bowel dysfunction after spinal cord injury: Study protocol for a randomized controlled study. Medicine, 2020; 99 (51), e23354. https://doi.org/10.1097/MD.0000000000023354

Kelly, M. S.; Benninga, M. A.; Yang, S. S.; Franco, I.; Payne, C.; Wei, C. H.; Rodriguez, L.; Beierwaltes, P.; Tanaka, S. T. Pediatric neurogenic bowel dysfunction: ICCS review document. Journal of pediatric urology, 2023; 19(3), 232–239. https://doi.org/10.1016/j.jpurol.2023.01.015

Nelson, M. E. S.; Orr, M. Digital rectal stimulation as an intervention in persons with spinal cord injury and upper motor neuron neurogenic bowel. An evidenced-based systematic review of the literature. The journal of spinal cord medicine, 2021; 44(4), 525–532. https://doi.org/10.1080/10790268.2019.1696077

Zhang, D.; Tang, H.; Li, T.; Li, P.; Pan, X.; Jia, Q.; Wang, L.; Zhao, Y. Application of rectal balloon ice water stimulation for the rehabilitation of stroke patients with neurogenic bowel dysfunction. NeuroRehabilitation, 2023; 53(1), 83–90. https://doi.org/10.3233/NRE-230026

Pereira, T.G.G.; Castro, S.L.S.; Barbosa, M.O. Epidemiological profile of spinal cord trauma in a referral hospital in the federal district: a retrospective study. Braz J Dev, 2022, 8, (2), p. 8708-8729. https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/pic/article/view/8319

Brazil. Ministry of Health. Multiprofessional Approach to Spinal Cord Injury: Health, Law and Technology. Florianópolis: IFSC Publication, 2016.

Polit, D.F.; Beck, C.T. Fundamentals of research in nursing. Evaluation of evidence for nursing practice. 7. ed. Porto Alegre: Artmed, 2011.

Emerick, C. A. Nursing management of the neurogenic bowel. ARN journal : the official journal of the Association of Rehabilitation Nurses, 1979; 4(1), 16–18. https://doi.org/10.1002/j.2048-7940.1979.tb00892.x

Horta, W.A. Nursing: theory, concepts, principles and process. Rev Esc Enf USP, 1974, 5, p. 7-15.

Wu, T. J., Lin, C. C., & Wang, H. H. Hu li za zhi The journal of nursing, 2017; 64(1), 90–97. https://doi.org/10.6224/JN.64.1.90

Zhang, Y.; Xia, X.; Zhuang, X. Effect of quantitative assessment‐based nursing intervention on the bowel function and life quality of patients with neurogenic bowel dysfunction after spinal cord injury. J. Clin. Nurs, 2018, 27(5-6), p.1146-1151. https://doi.org/10.1111 / jocn.14198

Yin, Q.; Wang, C.; Yu, J.; Zhang, Q. Quantitative assessment-based nursing intervention improves bowel function in patients with neurogenic bowel dysfunction after spinal cord injury. Medicine, 2020, 99 (51), p.1-3. https://doi.org/10.1097/MD.0000000000023354

Todd, C.; Woodward, S. Experience of nurses caring for patients with neurogenic bowel dysfunction: A qualitative study. J. wound. ostomy continence nurs, 2018; 45, (2), p. 163-167. https://doi.org/10.1097/WON.0000000000000413

Barbosa ML, Atanasio LLM, Medeiros SG, Saraiva COPO, Santos VEP. Evolution of nursing teaching in the use of education technology: a scoping review. Rev Bras Enferm, 2021; 74, p. 1-8. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2020-0422

Maia, N.M.; Silva, F.A.; Santos, A.M.; Andrade, E.M.; Santos, F.B.; Araújo, A.A. Educational technologies for teaching nursing history: an integrative review. Acta Paul Enferm, 2022, 35,p. 1-7. http://dx.doi.org/10.37689/acta-ape/2022AR00030177

Camero, A.C.L.F. Hybrid teaching and technologieso ensino do discente de enfermagem. Revista Recien, 2022, 12 (37), p. 282–286. https://doi.org/10.24276/rrecien2022.12.37.282-286

Costa, L.S.; Silva, I.R.; Silva, T.P.; Silva, M.M.; Mendes, I.A.C.; Ventura, C.A.A. Information and communication technologies: interfaces of the nursing work process. Rev Bras Enferm, 2022, 75 (2), p. 1-10. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2020-1280

Rodrigues LN, Santos AS, Gomes PPS, Silva WCP, Chaves EM. Construction and validation of an educational booklet on care for children with gastrostomy. Rev Bras Enferm, 2020, 73(3), p.1-7. http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2019-0108

Cruz, G.C.V.; Vasconcelos, M.G.F.; Maniva, S.J.C.F.; Carvalho, R.E.F.L. Construction and validation of an educational technology on the human papillomavirus vaccine for adolescents. Esc Anna Nery, 2019, 23, (3), p.1-7. https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2019-0050

Ribeiro, P.L.; Cherubim, D.O.; Padoin, S.M.M.; Paula, C.C. Creation and validation of a visual educational technology content for lactation physiology learning. Rev Bras Enferm, 2020, 73(6),p.1-7. http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2019-0564

Schoeller, S.D.; Martins, M.M.; Ribeiro, I.; Lima, D.K.S.; Padilha, M.I.; Gomes, B.P. Brief overview of nursing and rehabilitation. RPER, 2018;1:6-12. https://doi.org/10.33194/rper.2018.v1.n1.01.4388

Rosa, B.V.C.; Girardon-Perlini, N.M.O.; Guerrero-Gamboa, N.S.; Nietsche, E.A.; Beuter, M.; Dalmolin, A. Development and validation of audiovisual educational technology for families and people with colostomy by cancer. Texto Contexto Enferm, 2019, 28, p.1-15. http://dx.doi.org/10.1590/1980-265X-TCE-2018-0053

Musco, S.; Bazzocchi, G.; Martellucci, J.; Amato, M.P.; Manassero, A.; Putignano, D.; et al. Treatments in neurogenic bowel dysfunctions: evidence reviews and clinical recommendations in adults. Eur J Phys Rehabil Med, 2020, 56, (6), p. 741-755. http://dx.doi.org/10.23736/S1973-9087.20.06412-6

Barros, A.L.B.L.; Silva, V.M.; Santana, R.F.; Cavalcante, A.M.R.Z.; Vitor, A.F.; Lucena, A.F.; et al. Brazilian Nursing Process Research Network contributions for assistance in the COVID-19 pandemic. Rev Bras Enferm, 2020, 73, p.1-11. http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2020-0798

Amaral, C.D.; Silva, A.B.S.; Ribeiro, R.M.; Domenico, E.B.L.; Moreira, R.S.L.; Teraoka, E.C. Nursing interventions in the rehabilitation of people with neurogenic bowel: an integrative review. Cien Cuid Saude, 2022, 21, p.1-9. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v21i0.61197

Downloads

Publicado

2025-03-20

Como Citar

1.
Pereira Melo de Albuquerque G, Corbo LN, Faleiros F, Sousa L, Severino S, Coura A. Desenvolvimento de inovação tecnológica em reabilitação do intestino neurogénico para o processo de ensino-aprendizagem em enfermagem. Rev Port Enf Reab [Internet]. 20 de Março de 2025 [citado 19 de Abril de 2025];8(1):e39983. Disponível em: https://rper.pt/article/view/39983

Edição

Secção

Artigo original reportando investigação clínica ou básica

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)