Desenvolvimento de inovação tecnológica em reabilitação do intestino neurogénico para o processo de ensino-aprendizagem em enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.33194/rper.2025.39983Palavras-chave:
enfermagem, intestino neurogênico, pessoas com deficiênciaResumo
Introdução: O uso de tecnologias educacionais em saúde em ambientes virtuais como estratégia de ensino e aprendizagem tem sido cada vez mais utilizado. O desenvolvimento de protocolos de reabilitação em enfermagem permite o acesso dos enfermeiros ao conhecimento, contribuindo para o processo de aprendizagem.
Objetivo: Descrever o processo de desenvolvimento de uma tecnologia educacional, com foco na reabilitação do intestino neurogênico, para uso no processo de ensino-aprendizagem.
Método: Estudo metodológico, realizado em quatro fases: levantamento do referencial teórico, planejamento, inserção textual e diagramação e layout. As informações para o desenvolvimento da tecnologia foram obtidas por meio de pesquisa de materiais com base em evidências científicas. Os textos passaram por correção vernacular e gramatical e as informações foram disponibilizadas na plataforma Canvas®.
Resultados: A tecnologia consiste em fluxogramas, figuras e tabelas contendo a definição, causa e classificação do intestino neurogénico, manobras de esvaziamento intestinal, orientações sobre dieta e exercício físico e um plano de cuidados elaborado à luz da Teoria das Necessidades Humanas Básicas de Wanda Horta.
Discussão: O uso de estratégias de educação continuada com profissionais de enfermagem é essencial para o acesso às atualizações em saúde. Nesse contexto, pesquisas metodológicas podem enriquecer e inovar ações educativas em enfermagem, promovendo um ambiente favorável ao ensino e aprendizagem de intervenções assistenciais.
Conclusão: Conclui-se que a tecnologia desenvolvida poderá facilitar o processo ensino-aprendizagem do enfermeiro na prática clínica de cuidado com pessoas com intestino neurogénico, traduzindo-se na opção de recurso didático para ser utilizado como estratégia de educação em saúde.
Downloads
Referências
Brazil. Ministry of Health. Research Priorities Agenda of the Ministry of Health – APPMS. Brasília (DF): Ministry of Health; 2015.
Barbosa, E.A.T.; Andrade, V.M.; Oliveira, T.A.; et al. Educational technology for disease prevention in preschoolers and schoolchildren. RECOM, 2021, 11,1-6. http://dx.doi.org/10.19175/recom.v11i0.3094
Gadelha, M.M.T.; Andrade, M.E.; Silva, J.M.A.; Bezerra, I.C.B.; Carmo, A.P.; Fernandes, M.C. Educational Technologies in the Educational Process: Discourse of Nursing Students. Rev enferm UFPE online, 2019; 13(1), p. 155-61. https://doi.org/10.5205/1981-8963-v13i01a234817p155-161-2019
Yin, Q.; Wang, C.; Yu, J.; Zhang, Q. Quantitative assessment-based nursing intervention improves bowel function in patients with neurogenic bowel dysfunction after spinal cord injury: Study protocol for a randomized controlled study. Medicine, 2020; 99 (51), e23354. https://doi.org/10.1097/MD.0000000000023354
Kelly, M. S.; Benninga, M. A.; Yang, S. S.; Franco, I.; Payne, C.; Wei, C. H.; Rodriguez, L.; Beierwaltes, P.; Tanaka, S. T. Pediatric neurogenic bowel dysfunction: ICCS review document. Journal of pediatric urology, 2023; 19(3), 232–239. https://doi.org/10.1016/j.jpurol.2023.01.015
Nelson, M. E. S.; Orr, M. Digital rectal stimulation as an intervention in persons with spinal cord injury and upper motor neuron neurogenic bowel. An evidenced-based systematic review of the literature. The journal of spinal cord medicine, 2021; 44(4), 525–532. https://doi.org/10.1080/10790268.2019.1696077
Zhang, D.; Tang, H.; Li, T.; Li, P.; Pan, X.; Jia, Q.; Wang, L.; Zhao, Y. Application of rectal balloon ice water stimulation for the rehabilitation of stroke patients with neurogenic bowel dysfunction. NeuroRehabilitation, 2023; 53(1), 83–90. https://doi.org/10.3233/NRE-230026
Pereira, T.G.G.; Castro, S.L.S.; Barbosa, M.O. Epidemiological profile of spinal cord trauma in a referral hospital in the federal district: a retrospective study. Braz J Dev, 2022, 8, (2), p. 8708-8729. https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/pic/article/view/8319
Brazil. Ministry of Health. Multiprofessional Approach to Spinal Cord Injury: Health, Law and Technology. Florianópolis: IFSC Publication, 2016.
Polit, D.F.; Beck, C.T. Fundamentals of research in nursing. Evaluation of evidence for nursing practice. 7. ed. Porto Alegre: Artmed, 2011.
Emerick, C. A. Nursing management of the neurogenic bowel. ARN journal : the official journal of the Association of Rehabilitation Nurses, 1979; 4(1), 16–18. https://doi.org/10.1002/j.2048-7940.1979.tb00892.x
Horta, W.A. Nursing: theory, concepts, principles and process. Rev Esc Enf USP, 1974, 5, p. 7-15.
Wu, T. J., Lin, C. C., & Wang, H. H. Hu li za zhi The journal of nursing, 2017; 64(1), 90–97. https://doi.org/10.6224/JN.64.1.90
Zhang, Y.; Xia, X.; Zhuang, X. Effect of quantitative assessment‐based nursing intervention on the bowel function and life quality of patients with neurogenic bowel dysfunction after spinal cord injury. J. Clin. Nurs, 2018, 27(5-6), p.1146-1151. https://doi.org/10.1111 / jocn.14198
Yin, Q.; Wang, C.; Yu, J.; Zhang, Q. Quantitative assessment-based nursing intervention improves bowel function in patients with neurogenic bowel dysfunction after spinal cord injury. Medicine, 2020, 99 (51), p.1-3. https://doi.org/10.1097/MD.0000000000023354
Todd, C.; Woodward, S. Experience of nurses caring for patients with neurogenic bowel dysfunction: A qualitative study. J. wound. ostomy continence nurs, 2018; 45, (2), p. 163-167. https://doi.org/10.1097/WON.0000000000000413
Barbosa ML, Atanasio LLM, Medeiros SG, Saraiva COPO, Santos VEP. Evolution of nursing teaching in the use of education technology: a scoping review. Rev Bras Enferm, 2021; 74, p. 1-8. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2020-0422
Maia, N.M.; Silva, F.A.; Santos, A.M.; Andrade, E.M.; Santos, F.B.; Araújo, A.A. Educational technologies for teaching nursing history: an integrative review. Acta Paul Enferm, 2022, 35,p. 1-7. http://dx.doi.org/10.37689/acta-ape/2022AR00030177
Camero, A.C.L.F. Hybrid teaching and technologieso ensino do discente de enfermagem. Revista Recien, 2022, 12 (37), p. 282–286. https://doi.org/10.24276/rrecien2022.12.37.282-286
Costa, L.S.; Silva, I.R.; Silva, T.P.; Silva, M.M.; Mendes, I.A.C.; Ventura, C.A.A. Information and communication technologies: interfaces of the nursing work process. Rev Bras Enferm, 2022, 75 (2), p. 1-10. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2020-1280
Rodrigues LN, Santos AS, Gomes PPS, Silva WCP, Chaves EM. Construction and validation of an educational booklet on care for children with gastrostomy. Rev Bras Enferm, 2020, 73(3), p.1-7. http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2019-0108
Cruz, G.C.V.; Vasconcelos, M.G.F.; Maniva, S.J.C.F.; Carvalho, R.E.F.L. Construction and validation of an educational technology on the human papillomavirus vaccine for adolescents. Esc Anna Nery, 2019, 23, (3), p.1-7. https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2019-0050
Ribeiro, P.L.; Cherubim, D.O.; Padoin, S.M.M.; Paula, C.C. Creation and validation of a visual educational technology content for lactation physiology learning. Rev Bras Enferm, 2020, 73(6),p.1-7. http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2019-0564
Schoeller, S.D.; Martins, M.M.; Ribeiro, I.; Lima, D.K.S.; Padilha, M.I.; Gomes, B.P. Brief overview of nursing and rehabilitation. RPER, 2018;1:6-12. https://doi.org/10.33194/rper.2018.v1.n1.01.4388
Rosa, B.V.C.; Girardon-Perlini, N.M.O.; Guerrero-Gamboa, N.S.; Nietsche, E.A.; Beuter, M.; Dalmolin, A. Development and validation of audiovisual educational technology for families and people with colostomy by cancer. Texto Contexto Enferm, 2019, 28, p.1-15. http://dx.doi.org/10.1590/1980-265X-TCE-2018-0053
Musco, S.; Bazzocchi, G.; Martellucci, J.; Amato, M.P.; Manassero, A.; Putignano, D.; et al. Treatments in neurogenic bowel dysfunctions: evidence reviews and clinical recommendations in adults. Eur J Phys Rehabil Med, 2020, 56, (6), p. 741-755. http://dx.doi.org/10.23736/S1973-9087.20.06412-6
Barros, A.L.B.L.; Silva, V.M.; Santana, R.F.; Cavalcante, A.M.R.Z.; Vitor, A.F.; Lucena, A.F.; et al. Brazilian Nursing Process Research Network contributions for assistance in the COVID-19 pandemic. Rev Bras Enferm, 2020, 73, p.1-11. http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2020-0798
Amaral, C.D.; Silva, A.B.S.; Ribeiro, R.M.; Domenico, E.B.L.; Moreira, R.S.L.; Teraoka, E.C. Nursing interventions in the rehabilitation of people with neurogenic bowel: an integrative review. Cien Cuid Saude, 2022, 21, p.1-9. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v21i0.61197
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Revista Portuguesa de Enfermagem de Reabilitação

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.